O uso de tecnologia para integração de processos tem crescido, isso porque, ela é voltada para a otimização dos processos e resultados, o que facilita a gestão e as demandas.
Seu objetivo é claro, busca melhorar a comunicação entre as pessoas e áreas, tanto para quem está dentro das empresas, quanto para quem está realizando as viagens.
Assim, a logística integrada gerencia cada etapa da sua estrutura, abrangendo a área de compras, processos produtivos, movimentação, distribuição, fluxo de informações e muito mais.
Com um papel importante entre a empresa, a transportadora e o cliente , essa estratégia alavanca os resultados da companhia e estreita o relacionamento entre os responsáveis.
Para entender um pouco mais sobre esse conteúdo basta continuar essa leitura conosco, iremos nos aprofundar nas diferenças, o funcionamento e vantagens dessa métrica.
Com os avanços tecnológicos e a evidência das necessidades das empresas em encontrar um sistema que abrangesse agilidade, redução de gastos, qualidade e boa experiência para os envolvidos.
Não demorou para ocorrer a viabilização da logística integrada, para você entender melhor iremos facilitar através da visualização de um exemplo:
Se o estoque de uma loja virtual que não está integrado com a plataforma de e-commerce, pois os setores envolvidos na cadeia de suprimentos também não estão integrados. Quando uma venda for realizada, pode acontecer de o produto não estar disponível no estoque?
Infelizmente sim, isso afeta a imagem da empresa e, por isso, é fundamental possuir esse tipo de sistema, pois a logística integrada irá organizar todas as atividades dos setores do seu negócio de modo ágil e simultâneo.
Comumente a logística era baseada apenas na gerência de estoques, movimentação e transporte.
Com a implementação da logística 4.0, surgiu o termo de logística integrada, que abrange os mesmos aspectos da tradicional, porém conta com mais informações, como por exemplo as tarefas de compras, armazenamento, processo produtivo e o aceleramento de todas as etapas de transporte.
Outro benefício desta inovação, é a possibilidade de acompanhar em tempo real as rotas e atividades que envolvem os fornecedores e empresas responsáveis.
Assim, essa ferramenta existe para facilitar a gestão e eliminar os erros que antes não eram mensurados.
Em busca de gerar a integração, essa métrica necessita do compartilhamento de informações de cada um dos passos da demanda, isso irá facilitar a tomada de decisões apresentadas pelo sistema.
Todas as informações são compartilhadas por meio da plataforma responsável e automaticamente ela irá gerar o fluxo e controle de todas as etapas.
Para entender melhor, vamos dividir todas as etapas que vão desde o recebimento da matéria-prima até a logística reversa, são elas:
-Recebimento dos fornecedores;
-Processos dos setores de compra;
-Produção;
-Armazenagem;
-Distribuição de mercadorias;
-Processos de entrega dos produtos aos clientes;
-Acompanhamento das atividades de seus fornecedores e parceiros;
-Logística reversa.
Existem diversas vantagens que cercam a implementação desta ação em sua empresa ou distribuidora, separamos as 10 principais delas, confira abaixo:
Não podemos falar de inovação, tecnologia, logística integrada e 4.0 sem citar a MatrixCargo.
Com uma plataforma que oferece diversas soluções para as empresas de transporte e frota. Por meio do nosso sistema você encontra a expertise logística que necessita para facilitar as suas demandas.
Acelera, simplifica, facilita e diminui os gastos da sua empresa. Conheça mais sobre o nosso sistema e garanta a melhor tecnologia integrada em seu negócio!
Deixe seu dados nos campos ao lado para que possamos entrar em contato com você!